quarta-feira, maio 28, 2008

À descoberta da autêntica Republica Checa

Esta capital está muito diferente da primeira visita em 2001. Está transformada numa grande “fast food joint” para o turista gostar, consumir e estragar.

O que é realmente checo?!? Há que sair do centro para descobrir. Entre encontros com amigos e fugindo das habituais armadilhas para turistas, é esta a Praga verdadeira; a alternativa:



Parques seculares nas margens do rio

Cervejarias

Grupos de jovens competem na resolução de enigmas num parque

Algures em Mala Strana
Jantar com amigos de longa data (na TV Hoquei no Gelo Russia Vs Canadá)

Banda interracial a tocares juntos pela primeira vez em pequeno bar

Uma viagem a Marrocos cancelada, mais um bilhete barato para Viena comprado a um amigo que não podia ir, resultou numa semana de férias memorável. 2 Fins de semana na companhia de amigos e uma semana no meio para descobrir mais sobre a república checa. Nos próximos dias escreverei textos que fui escrevendo entre 18 e 25 de Maio.

Itinerário completo: Fim de semana em Praga, Partida para sul para Cesky Krumlov, vila medieval que todos os amigos me recomendaram, seguido de Ceské Budejovice capital da cerveja. 4ª feira chegada a Brno, segunda cidade do país, de onde visitei Olomouc, cidade de estudantes. Fica a republica checa melhor conhecida. Ultimo fim de semana em Bratislava onde fui surpreendido pelo castelo de Devin a meia hora de caminho sobre uns dias maravilhosos de sol.

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada pela escapadela! Já viajei hoje (com a imaginação, é claro).

Muacks!

Filipe Roque disse...

Optimo, optimo! A ver se sigo con las aventuras a la continuacion.

Anónimo disse...

Boa noite Alycia, obrigado pela tua participação no blog do meu "nino",sei que tu es uma leitora assídua das aventuras do Filipe,é muito bom ser mãe dum peregrino,como ele,é atraves do blog, que sei mais sobre o meu menino, que cresceu muito rápido,sou uma mãe muito babada e com muito orgulho,deixo aqui votos do mehor para o futuro dos teus "ninos",sáo lindos!!(às vezes dou uma olhadela no teu blog, sempre tento aprender um pouco de castelhano).Um beijo -da mãe do peregrino do leste.-

Anónimo disse...

Bom, finalmente descobri quem é que ia deste blog para o meu e viceversa! O mistério foi desvendado! ahahaha... Grande surpresa!

Muito prazer e obrigada pelas visitas!

Faz muito bem sendo uma mãe babada, até por que tem todos os motivos. Tem um filho bem inteligente, simpático y bonito.
(já estou a imaginar ao Filipe todo vermelhoooo... Isto não se faz... ahahahaha Sorry, Filipe!!)

A verdade é que me vejo reflectida no que ele conta cá. É como ver alguém vivir a minha vida de há 10 anos. Faz-me relembrar quem eu sou. As mulheres esquecemo-nos disso facilmente quando nos tornamos mães e esposas. Além disso, serve para treinar o meu Português, em troca de umas aulinhas de "Castelhano" (andaluz, neste caso) ;)

Dois beijos. Um para si e outro para o peregrino. Apareçam pela minha "casa" e não tenham medo de comentar, na língua que quiserem.

Agora vou dar mais uma voltinha pela República Checa...