Uma bebida, um conceito, um vicio, um prazer, um evento social.
Tão importante na vida social do meu país, que peça importante da nossa cultura. Que decisões se tomaram? Que amizades e amores nasceram? Tudo o que já aconteceu, acontece e acontecerá em Portugal à volta de 2 pequenas chávenas da rica e estimulante bebida preta?!
Numa visita a Évora em Abril para o aniversário de um grande amigo, eu e 2 amigas fizemos um excelente lanche no café arcada da praça do Giraldo. Entre conversas sérias, brincadeiras e muita gargalhada dei por mim a pensar no importante que é o café para nós portugueses.
Num momento de voyerismo e encantando com a cena na mesa em frente à minha registei estas 2 fotos:
Esta estudante lê o seu livro enquanto saboreia o café com tal cerimónia que valeu a pena registar. Repare-se na 2ª foto o momento em que se contrai os lábios num gesto automático e típico após o sabor intenso e amargo do café invadir as papilas gostativas. Maravilhoso! Lindo!
Enquanto se conversa, se "queima" tempo, as mãos e criatividade não param:
Esta cara foi feita com um daqueles guardanapos sempre presentes que ninguem percebe bem como apareceram. Simplesmente não fazem o que se espera deles, não absorvem nenhuma sujidade, liquido ou sólido. Ficam as mesas no final cheias daqueles bolinhas irregulares de guardanapos destes amarrotados e sujos. A quantidade de papeis numa mesa de um café ao fim de uma pratada de caracóis é algo de bestial!
Cafés bebidos e guardanapos amarrotados e desafiámos o simpático empregado a explicar-nos os desafios da sua profissão.
Quantos anos? Quantas centenas de cafés servidos foram necessários para que este rapaz consiga transportar 4 chávenas numa única mão? Que aulas de equilibrismo para segurar uma bandeja de aluminio numa mão carregada com vários litros de cerveja.
O barulho de fundo não permite ouvir as explicações técnicas, mas as imagens só já merecem a pena ver este filme, onde nos é explicado a técnica de transportar 4 bicas numa mão:
Já que se fala em BICA no sul e CIMBALINO no norte aqui vão as explicações sobre a origem de tão criativos nomes dados ao nosso expresso de café:
BICA - São as iniciais para: "Beba Isto Com Açucar". Quando o café era importado do Brasil nos primeiros séculos após descobrimentos, era servido nas pastelarias finas do chiado em Lisboa. O gosto do palato português como é óbvio só gosta de salgado e doce, amargo era algo novo. De forma a vender mais esta nova bebida exótica vinda do império português, os inteligentes comerciantes passaram a aconselhar a adição de açucar na mesma. Um sucesso.
CIMBALINO - Por fontes seguras,esta palavra é uma das marcas de máquinas de tirar cafés mais antiga que existe.