segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Onda de Optimismo

Texto escrito Sábado, 3 de Fevereiro:

Há dias difíceis em que custa acreditar numa solução para os problemas, um pessimismo que nos bloqueia de fazer o que é fundamental e me impede de avançar.

Hoje sem motivo aparente sinto-me num estado de embriaguez de positividade, tudo me parece concretizável, tudo o que me rodeia parece certo e feliz.

Tenho lido sobre o poder do optimismo e como pode fazer a diferença nesta vida. Como o optimismo pode mover montanhas e fazer milagres, já roçando o conceito de “fé”. Tenho muitas dúvidas que assim seja, mas hoje parece que alguém quer me fazer acreditar nessas teorias.

Situação típica:

Colombo! Piso dos restaurantes, fim de semana, 13:30.

Só a muito custo consigo arranjar mesa e demorar umas boas 2 voltas ao local até encontrar onde pousar o meu tabuleiro e desfrutar da refeição. Visível a cara de “decepção” de pessoas que não conseguem arranjar lugar e vêem outros, ainda sem comida, a reservar mesa e olhando em volta com ar ansioso procurando a sua companhia que trás comida.

Por sorte, por força do optimismo ou apenas no lugar certo no momento certo, lá consigo sentar-me.

Quase de seguida uma mesa vazia e um senhor sozinho, que a vê primeiro, dá prioridade a uma mãe com 3 filhos e com sacos de compras. Cede-lhes a mesa. Automaticamente, digo ao senhor para se sentar comigo.

O seu sorriso e “obrigado” sincero, alimentam ainda mais a minha embriaguez de optimismo. E como que magia, uma onda de boa vontade espalha-se ao redor e vejo múltiplos gestos de bondade.

Um senhor retira os tabuleiros de uma mesa para que outra senhora pouse o seu. Sem a conhecer. Outro procura uma cadeira vazia e alguém grita: “tem aqui esta”, “leve-a”, etc, etc,etc…

Fixe!

Hoje e enquanto durar vou aproveitar e desfrutar desta vaga de optimismo, acreditar que vale a pena praticar o bem e que apesar de muitos defeitos, de muitos lados negativos, a bondade existe na natureza dos seres humanos.

À semelhança do slogan dos sumos “Essencial” da Compal: “Já comeu fruta hoje?”, deixo aqui um outro slogan para cada dia do ano:

“Já fez alguma bondade hoje?”

3 comentários:

Anónimo disse...

gosto de te ver assim:)

era bom que este optimismo se extendesse a uma boa fatia da populacao portuguesa mais vezes.

Kroliku

Náná disse...

Concordo.

Comportamento gera comportamento. Boa disposição gera boa disposição.

É por isso que tenho saudades de estar perto de ti. Sei que é risada garantida!!!

Para quando um reencontro, senhor peregrino???

Filipe Roque disse...

Sra Naná... Vivo e trabalho agora em Almeirim. Num fim de semana terá de ser... que tal um galão e uma torrada no Tico Tico?