domingo, novembro 11, 2007

Fronteiras em constante mudança

No oeste europeu onde vivo, as fronteiras geográficas são algo que tenho como adquirido, algo por o qual se lutou há muitos séculos atrás, mas que hoje é estável.

Mas e assim não fosse? Se uma cidade hoje fosse portuguesa e amanhã fosse espanhola?

Viajar pelos pequenos países do báltico; Lituânia, Letónia e Estónia fez-me despertar e pensar nisto. Na Europa central e leste as fronteiras sofreram recentemente grandes mudanças e ainda hoje a instabilidade é uma contaste.

Como será ter família em 3 países?

Imagino como seria a minha cidade natal passar a pertencer a outro país… Que sentimentos acerca das minhas raízes… Num dia tenho avós a viverem em Portugal e noutro dia tenho família a viver noutro país para o qual preciso de visto para visitar…

Sou português, cidadão europeu, com família portuguesa e suponho muitos antepassados portugueses, quem sabe espanhóis se recuar muitos séculos. Tenho bem claro donde venho. Agora fiquei surpreendido quando perguntei a nacionalidade a uma rapariga que conheci na Lituânia, e ela respondeu:

“Sou Lituana e tenho passaporte Lituano, mas a minha mãe é bielorrussa, o meu pai letão e a minha avó polaca”

Impressionante…

Imagino o Natal desta família... onde será? Que costumes irão seguir?

3 comentários:

Anónimo disse...

Será um Natal personalizado,uma fusão única de costumes de um lado e de outro, não programada previamente.

Tal como o Natal, a Páscoa e demais feriados na minha casa. Ainda não pensei como vou explicar ao Alex o que raio têm a ver os ovos de chocolate e os coelhos com as procissões da Semana Santa da minha terra. :P

Anónimo disse...

Curioso que falas nisso, porque existe uma vila a sul da polonia (a qual nao sei o nome) mas que tem uma historia famosa em relacao a isso. Era uma familia que foi checa, polaca e alema. Tiveram 3 passportes e viveram em 3 lugares diferentes sem nunca sequer ter saido da mesma vila. O mundo no centro da europa é muito mais dinamico em termos de guerra territorial do que Lisboa que mesmo com as suas turras com os espanhois sempre foram muito delineadas.

aquele abraco

Andre

Anónimo disse...

Gosto particularmente da fotografia a cortares os teus longos cabelos... A capa rosa dá-te um toque tão fofo...
Qd te deixas ver? Tenho saudades tuas! Beijinhos Pipinho