domingo, julho 05, 2009

Boas vibrações!

Acredito piamente que o que fazemos nesta vida a nós próprios e aos outros, virá de volta de alguma forma. Crença esta que nada tem de religiosa, apenas já o senti na pele várias vezes e tenho as minhas dívidas saldadas.

Só acreditando nisto é que realmente pude resistir em retaliar ao que me aconteceu em finais de Maio.

Regressava a casa do trabalho e ao ver o correio noto numa carta com o símbolo vermelho da PSP. Ui… o que aí vem…

Em baixo a carta que recebi. Retirei vários dados do queixoso por questões de privacidade óbvias.

O senhor, vamos chamar-lhe “X”, fez queixa da minha pessoa por estacionar o carro à 6 meses atrás numa passadeira na minha rua. Fiquei preocupado, fui consultar a minha agenda a tentar responder à questão: “Onde estacionei o carro e o que fiz no dia 6 de Janeiro?”

Confirmei que fui a casa na hora de almoço pagar a mensalidade à empregada e estacionei o carro a tapar a passadeira por alguns minutos. Muito mal!

Nesse momento tocam-me à campainha. O meu vizinho do lado:

“ – Boa noite vizinho. Por acaso não recebeu uma queixa da PSP em nome do senhor X?” – pergunta-me ele.

“ – Sim, tenho de apresentar-me na esquadra de Oeiras no dia 16 de Junho para prestar declarações.”

“ – Você também?!? Vários vizinhos que também receberam queixas desse senhor estão lá em baixo a conversar, junta-se a nós?”

5 Vizinhos, todos com um problema comum, uma queixa feita pelo senhor X feitas em dias diferentes, queixoso esse que nesse momento tinha o carro também mal estacionado.

Discutem-se formas de o castigar ou não. Esvaziar pneus, chamá-lo à rua para conversar com o grupo foram algumas sugestões, mas a decisão final recaiu sobre tirar uma foto e dar-ma a mim para apresentar à polícia quando prestasse declarações.

Um dos vizinhos que já acumula 3 queixas e 3 idas à PSP, explica-me:

“ – O senhor X recebeu 2 multas de estacionamento da PSP. Como retaliação agora é o justiceiro do bairro e arredores. O senhor X está reformado e procede da seguinte forma:

1. Durante o dia vai anotando as matriculas e as horas em que viu carros mal estacionados ou parados.

2. No fim do dia envia um email à polícia com todos os dados recolhidos.

3. No fim de semana vai pessoalmente à esquadra e apresenta queixa oficial de todas as ocorrências da semana.

Quando lá for aconselho-o a falar com o agente Y que é responsável pelo arquivo de queixas do senhor X”

Um dossier já considerável em volume de alto trabalho policial de arquivo.

QUE POVO PACIFICO O POVO PORTUGUÊS!!!

Onde estão os lusitanos lutadores? Falta-nos um novo Viriato! Penso na reunião de vizinhos e penso como seria tratado este senhor X se fizesse o mesmo nos EUA ou no reino unido? No mínimo uns pneus furados, no máximo… bem, alguma fisicamente doloroso.

Dias depois dirijo-me à PSP de Oeiras. Claro está que descobri depois que existem 2 esquadras da PSP e que claro que a primeira que encontrei não era a que resolve queixas.

Com o calor abrasador que fazia à hora de almoço e eu de farda laboral, custou-me encontrar o gabinete do agente Y recomendado.

O que vi parecia uma cena de um filme cubano ou algum país latino equatoriano. O gabinete quente com 3 ventoinhas a rodar e a circular o ar quente sem grandes resultados. Papeis por toda a parte, computadores antigos, regras afixadas nas paredes e máximas policiais do género:

“Sorria, a vida é demasiado curta”

A rádio a tocar música com ruído, moscas no ar, cadeira em metal com a almofada um pouco esfarrapada.

Declarei-me inocente, contei a minha história e quando termino o agente diz-me num tom de desmotivação e cansaço:

“Nós, nestes casos, não temos qualquer interesse em autuar, mas o senhor X só faz isto para nos dar trabalho e tem direito a fazê-lo em termos legais. Ele disse-me que já não iria fazer mais queixas. E quanto à foto que trouxe consigo do carro do senhor X… esqueça… ele próprio tira fotos ao seu próprio carro mal estacionado para nos mostrar…”

Assunto arrumado!

Ao senhor X e a outros senhores X deste mundo:

Sintam-se com sorte por viverem no país mais pacifico da Europa e, acreditem quando escrevo, mais tarde ou mais cedo algo ou alguém fará com que paguem pelo vosso comportamento.

1 comentário:

Anónimo disse...

loooooooooool! É pena haver tantos senhores X no mundo! Mas tb acredito q mais tarde ou mais cedo vão encontrar um XXXX ainda pior do que eles! Beijinhos Pipinho