quarta-feira, agosto 23, 2006

Curiosidades e contrastes Culturais

O que é certo para uns é errado para outros. O que é “normal”?? Uma parte boa de viajar é que se vê comportamentos diferentes que mudam a nossa opinião e nos fazem questionar se o que fazemos e se o que achamos “normal”, realmente o é!

Uma tourada normal e tradicional em España é inaceitável na Índia já que são animais sagrados. Achamos terrível comer cão ou baratas, mas no entanto comemos caracóis e sandes de coiratos.
Deixo aqui alguns contrastes culturais para reforçar o ponto de vista que realmente somos todos tão diferentes o que torna a palavra “normal” algo ridículo!

Na Polónia: A televisão, os filmes são dobrados para a língua local (até aqui tudo normal), mas....por uma única voz...:) então temos programas dobrados em polaco em que existe uma única voz a traduzir todas as vozes (femininas e masculinas), simplesmente hilariantes:).

Na Espanha: existe um conceito mundialmente famoso da ‘Siesta’ (até aqui tudo quase normal), mas o conceito de ‘Jornadas intensivas’ é realmente uma novidade, onde os espanhóis trabalham das 8 da matina até às 3 da tarde sem intervalo para almoço, indo para casa de seguida(bela vida, gostava de ser espanhol no Verão) :)

Na Suécia: é-se considerado um alcoólico se beber um copo de vinho á hora de almoço, e ninguém bebe vinho a não ser de noite. No entanto, se beberes meia garrafa de vodka antes de sair à noite e umas cervejas e vomitares no fim da noite (como os suecos fazem), já não és considerado bêbedo com problemas de álcool:).

Na Holanda: és considerado estranho e diferente se comeres uma sandes de queijo e um copo de leite ao pequeno-almoço, mas és considerado completamente normal se comeres uma sandes de morangos e manteiga e beberes um iogurte liquido....ao almoço:)

Na Rússia: Se às 6 da tarde convidares alguém para tomar um café, ficam a olhar para ti com um ar de E.T. e levam-te ao bar mais próximo para beber uns shot’s de vodka no horário pós-laboral.

Na china: Se achas que o conceito de comida fresca é um mercado do peixe perto do mar, ficarás surpreendido se num restaurante vires uma galinha dentro de uma jaula entrar pelo restaurante a dentro em direcção á cozinha e 15 minutos depois veres um 'chop soi' de galinha na mesa do lado.

Na republica checa: Se pensas que o serviço de atendimento em Portugal é mau, ficarias surpreendido se em Praga pedisses uma pizza de tomate à empregada (para além da pizza vir com ketchup) a empregada ainda te respondia que só tem duas mãos, que tem mais que fazer e tudo com um ar de poucos amigos. No final ainda fica surpreendida e toda chateada porque não lhe deste gorjeta.

Inglaterra: Um país que tem nos supermercados uma enorme quantidade de produtos light e ‘healthy’ por metro quadrado, mais do que qualquer outro país do mundo, e depois o prato nacional é peixe com batatas fritas e maionese.

Finlândia: Um pais dito de primeiro mundo, onde a economia e tecnologia são considerados de ponta e....onde os homens se batalham com as mulheres para sair da porta do metro ou do elevador, empurrando-as se for necessário.

Bélgica: Um país com longa tradição de chocolate, mas se perguntares a um local o que é típico belga, dizem-te num piscar de olhos que é um pacote de batata frita gigante com 2 tipos de maionese por cima.

Roménia: Se acham que a moda dos fatos de banho em Portugal é high class, deviam de ver o típico romeno a passear por uma típica praia na Roménia e usar o fato de banho até ao umbigo....muito sensual devo dizer:)

Bulgária: O Verão no Algarve é realmente muito turístico, mas deviam de ver a costa marítima da Bulgária com cidades nada turísticas com o nome de ‘golden sands’e ‘sunny beach’, nomes totalmente búlgaros (tento em conta que a Bulgária tem uma língua e alfabeto parecido ao russo-cyrill).



Noruega: Se acham que o Alentejo é um lugar pacato e sossegado, deviam de passar uma tarde de inverno em Oslo, onde ás 3 da tarde é de noite é as 6 da tarde está tudo fechado.
Letónia: Se consideras normal usar t-shirt e fato banho na praia, ficarias surpreendido então de ver tantos casacos por metro quadrado numa praia do mar Báltico:)

Eslováquia: Se beber vinho do porto em Portugal é um bom digestivo, então ficarias surpreendido se na Eslováquia te dessem um copo de fernet (vodka local com sabor a limão) depois de jantar para ajudar á digestão.

Na Lituania: é considerado estranho comer dois refeicoes quentes durante o dia(de prato e talheres, normalmente só comem uma sandes) como nós portugueses fazemos alegando que nao é muito digesto e saudavel, mas é absolutamente normal comer salsichas ao pequeno almoco com pickles. (Isto tambem é valido por muitos paieses de leste nos quais andámos perdidos).

E se entretanto se lembrarem de alguma experiencia,podem partilham aqui mesmo, num blog perto de si...:)

'Peregrino do leste - o blog - mais perto do que é importante'

5 comentários:

Anónimo disse...

De repente, me he acordado de cuatro cosas "raras" que hacen los portugueses (desde un punto de vista español, claro):

1) Comer con cuchillo y tenedor los platos conocidos en España como "de cuchara" o "cuchareo" (fabadas, cocidos de garbanzos, etc.)

2) Ofrecer una sola carta a una pareja que va a cenar a un restaurante. Esto me pone de los nervios, porque tienes que esperar que el otro acabe, para elegir tú. O lo que se pretende es que el hombre elija lo que van a comer los dos? No lo entiendo.

3) Para tomarte un café a la española en una cafetería portuguesa, tienes que dar una larga lista de instrucciones, tipo "uma meia de leite, directa, oscura mas sem exageros e com o leite previamente aquecido e não directamente do pacote, se faz-o-favor." Incluso el racionamiento del azúcar es diferente. Según mis cálculos, un azucarillo español equivale a uno y medio portugués. Si le pones dos, no hay quien se beba el café.

4) Mantener en pleno verano un horario de trabajo propio del Norte de Europa. Volver al trabajo a las dos, con la barriga llena, en un Alentejo a cuarenta y tantos grados es suicidio, una tortura, una locura. Y garantiza un rendimiento cero de los empleados. Imagina como era para mí, que trabajaba al aire libre en pleno agosto. La otra española y yo acabamos convenciendo a la dirección de que había que hacer jornada intensiva o bien, dedicar las tardes a otros menesteres, a la sombra.

Algo que alegar?

Filipe Roque disse...

HEHEHE!

Claro que tengo algo que alegar!

1) Em Espanha o primeiro prato pode ser salada, o segundo prato será carne ou peixe. Se quiser comer a salada ao mesmo tempo que a carne ou o peixe tenho de explicar ao camarero que me mira de forma rara.

2) Totalmente de acordo contigo! PODER PARA AS MULHERES! Elas que escolham o que comer e ELAS QUE PAGUEM A CONTA NO FINAL!!

3) Para beber uma bica "à portuguesa" é necessário pedir "café solo corto" ou "café italiano". Felizmente para nós são menos palavras para explicar

4) Tambem de acordo! Os portugueses têm sempre a mania de se comparar numas coisas com os paises da europa central, mas na sesta concordo que o nosso clima deveria ser suficiente para adaptarmos o horário laboral espanhol... ahh.. echo de menos las jornadas intensivas en verano donde tenia toda la tarde para irme a la piscina.

Anónimo disse...

1) Basta con pedir la ensalada como "guarnición" (o "para acompañar") y no como primer plato. Te mirarán con cara más rara si pides arroz blanco en lugar de patatas fritas.

2) Yo no defiendo la superioridad de un sexo sobre otro, sino la igualdad. La cuenta, a medias. Otra cosa es que vosotros prefiráis pagar la cena y que, a cambio, nosotras pongamos "el postre"...

3) Lo más fácil es irte a un "Café de las Indias", donde encontrarás lo que buscas. En una cafetería normal, es difícil, porque la proporción agua-café es distinta. Pero buenísima para ir al baño (que decía un compañero mío de trabajo, portugués)

4) Ese horario exige la siesta, porque la parte "guay" del asunto es poder salir de marcha por la noche, que es cuando hace fresquito. Si no duermes al mediodía y luego trasnochas, quién se levanta por la mañana temprano? Los ayuntamientos alentejanos ya han empezado a adherirse al sistema español, por cierto.

Filipe Roque disse...

Venga! Ayer he pagado la cuenta... pero "el postre" no ha superado mis expectativas... enfim...

Anónimo disse...

Tal vez el menú no estuviera a la altura del postre que esperabas ;)

Además que, en esos temas, inversión y beneficios no son siempre proporcionales. Es la gracia del asunto, no? El suspense, el elemento sorpresa...