terça-feira, junho 26, 2007

Ir para fora cá dentro

Num dos longos fins de semana de Junho e mais um par de dias de férias regressei a um pedaço de terra que adoro. Há que lhe chame costa azul ou costa vicentina, outros ainda costa alentejana e ainda outros parte de um deserto a sul do Tejo.

Adoro toda a costa portuguesa desde Tróia até à ponta de Sagres. Ainda longe das massas turistas inglesas do Algarve, mas com preços já muito parecidos continua a apaixonar-me e, como um encantamento, a voltar a visitar outra e mais outra vez.

Desde tenra idade que Milfontes, Porto Covo e Zambujeira do Mar foram destinos de férias familiares em bastantes verões.

As minhas primeiras férias sem os progenitores, o meu primeiro amor adolescente e “para sempre”, foi em Vila Nova de Milfontes.

Todos temos um verão inesquecível! Umas férias que por algum motivo especial ou nem por isso nos marcaram e sempre recordamos como mágico. Recordo esse verão em que com a carta de condução acabada de fazer e o Seat Marbella emprestado à mãe parti mais 2 amigos de campismo em campismo descendo ao longo da costa.

Breve estadia em Lagoa de Santo André, Melides e Porto Covo, e Milfontes, novamente, estava tão animada que acabámos por ficar acampados o resto das férias.

3 Amigos que arranjam 3 paixões de verão numa vila com praia lindíssima e com bastante animação nocturna. Estes foram os ingredientes do sucesso! Mas Milfontes é muito mais que isso… São os gelados saboreados lentamente à noite num passeio pelo forte.

São o acordar cheio de calor dentro das tendas com o som das rolas e das crianças dos vizinhos. Os dias de praia preguiçosos, o bar Quebramar, são os pôr do sol intermináveis e os passeios pelas dunas e as longas noites de festa.

São as primeiras experiências culinárias com algumas latas de conserva, são as misturas duvidosas com álcool, são os primeiros rasgos de independência.

É o piano bar, o bar azul, a manjedoura, a discoteca Sudoeste e os tardios croissants na Mabi.

São as lojas de artesanato, os simpáticos locais e o mercado.

Milfontes foi e ainda é isto tudo e muito, mas muito mais…

Algumas fotos da ultima visita e um abraço a quem participou nessa verão: Marco, João, Mikó, Alexandra, Milena e Ana.


Agora que me preparo para uma viagem à Grécia e à Croácia, volto-me a perguntar porque vou para fora fazer praia, com as praias lindíssimas que temos em Portugal.

Resposta fácil: O peregrino em mim impele-me a conhecer mais e mais praias, para voltar e recordar e dar ainda mais valor às maravilhas naturais da nossa terra.

Arrisco-me a dizer que locais como Portinho da Arrábida, praia do Malhão e Burgau fazem de Portugal o país com as praias e a costa mais bonita da Europa.

8 comentários:

Anónimo disse...

Lembro-me perfeitamente do período choroso a seguir à estadia em Vila Nova de Mil Fontes!!;) Beijinhos Rita

Anónimo disse...

Los primeros momentos de mi relación actual(un amor "para sempre", espero) también transcurrieron teniendo ese paisaje increíble como fondo. Imposible no enamorarse.

Un besote cargado de envidia de la sana. No sólo por el viaje inminente, sino también por el simple hecho de poder ir a la playa. Yo ya no me atrevo, no sea que una ola me haga ponerme de parto antes de tiempo... ;P

Filipe Roque disse...

Rita "Maravilhosa" - foi uma novela gira. Voltei em Outubro para acampar sozinho e estar com ela. Acabou pouco depois e alguns anos mais tarde voltei a vê-la e foi desastroso o reencontro. Obrigado por comentares. e VIVA ODECEIXE!!

Minha ex-prof nueva amiga - Parabéns! Já és a comentadora número 1 deste espaço de lazer! Se continuares a comentar desta forma vais ser nomeada para os prémios anuais Blog de Ouro. Besazos!!!

Anónimo disse...

OK, já percebi. Estás a me chamar chata, de forma educada, ahahaha.... Compreende-me; em breve vou ter pouco tempo para blogs, meu ex-aluno novo amigo!! Isto é como uma overdose final, antes de dizer adeus por um tempo à Net...

Falando à sério, eu é que te agradeço a tua contribuiçao para que este tempo de espera pareça mais curto. Gosto muito de ler o que escreves. Além disso, ajudas-me a treinar o meu Português, agora que falo Espanhol o dia todo. O teu, é o único "luso-blog" que acostumo a visitar, sabias? ;)

Beijos da supermegabarriga com patas.

Filipe Roque disse...

Não acredito que possas deixar um vicio destes tão rapidamente assim! Sei que a subita redução de peso que vais sofrer, vai trazer muita agitação e pouco tempo para outras coisas. Mas nem que seja durante o aleitamento, vai dar sempre para dar uma "mirada" nos blogs. :) E claro escreveres umas linhas no teu para ires actualizando o pessoal.

Anónimo disse...

Que Dios te oiga con lo del peso!!!!! jajajaja....

Filipe Roque disse...

Como nunca te he visto sin barrigon, mis ojos notaran cualquier reducion! jejejeje....

Anónimo disse...

Jajaja... Pois!