Les Andilles - Norte de França
O norte de França está salpicado por inúmeras pequenas vilas amorosas, mais propriamente, a Normandia, tem casas de uma arquitectura própria, apaixonante e simplesmente encantadora.
Conhecendo apenas a capital do país, é impossível dizer: “Estive em França!”
Só depois de passar umas semanas na Normandia e na Bretanha pude ver a outra França. A França das pequenas aldeias, os mercados de queijo, a simpatia dos normandos e bretões, as praias frias mas lindíssimas e a sua história.
Marcou-me especialmente uma pequena povoação chamada “Les Andilles”. Situada num pequeno vale que desemboca num afluente do rio Sena, a cúpula da catedral no centro da vila é um ponto de referência.
No alto dum monte vigiando a cidade, as ruínas de um castelo normando, recordando as inúmeras batalhas que aqui se travaram muitos séculos atrás quando os ingleses dominavam o norte da França.
Mas os ingleses ainda não partiram. Por toda a Normandia são inúmeras as casas de férias e por toda a parte muitos reformados que trocaram a névoa de Londres pela humidade de Les Andilles.
A uma hora de comboio de Paris, recordo um passeio ao longo do rio e dos jardins verdes das casas. Uma conversa em Portunhol com uma amizade de longa data, mas ainda muito forte.
O casal da loja de recordações, o vizinho curioso e simpático grita: “Bonjour!”. Cheira bem da padaria ao lado da catedral e tudo parece encaixar como um puzzle diante dos meus sedentos sentidos de turista fora dos destinos óbvios dos guias.
E não muito longe, em praias como a da foto em baixo, onde hoje brincam crianças morreram cerca de 9.000 jovens americanos em apenas poucas horas à algumas dezenas de anos atrás.
Foram dias de descoberta, aventura, alguma chuva, sobretudo, muitas recordações e muita vontade de voltar a conhecer um pouco mais deste grande país.
Esta foto foi tirada em “Point du Hoc” onde outra dura batalha foi travada pelos rangers americanos e uma divisão de artilharia alemã. Sou eu num "buraquinho" feito pelos bombardeamentos aéreos aliados.
É um cabo com cerca de 200 metros onde existia um complexo de túneis e de armas enormes alemãs para destruir os barcos e defender a costa. Coube aos rangers escalaram à mão e sem cordas a parede rochosa do cabo sob tiros e arremesso de pedras e granadas e conquistar a fortaleza incrustada nas rochas.
O local tem a área de 4 campos de futebol e é impressionante!
7 comentários:
Tu post me hace recordar la impresionante versión cinematográfica del desembarco de Normandía que aparece en "Save private Ryan" (="O resgate do soldado Ryan").
Para compensar unas imágenes y sonidos tan brutales, prefiero recrear en mi mente ese olorcito de las baguettes y los croissants recién horneados, flotando en el aire de Les Andilles (mmmm... qué ricooo...)
Busca los posts más antiguos. Hay un post en que estoy con un croissant en una mano y una baguette en la boca!
Jajajaja, buscaré esa foto....
Jajajaja, buscaré esa foto....
NAo dizeste que eras tu o guia das praias do desembarque para a francesa...e que le ensenhaste a historia do local...
(por teres brincado tanto com isso em combate virtual!!)
Falta dar outra voltinha para la...
MAs onde é que estam as outras fotos?!Aquela com a baguette e o croissant tirado para o ceu pelos teus brazos merecia ficar na presentaçao...
Comentarios:
- anonimo, sou eu, a tiphaine, com perguiza de se matricular num blog...
- vi os links utis... Para dormir "gratis" no mundo inteiro, e também /o senão acolher em casa, existe também :
www.couchsurfing.com
- nao ha nenhum espaço de mensagens pessoais (ou seja pa'ti so?)nesta pagina?
Ultiminho:
- vou ja para Lisboa para ja nao me digam que falou de "portunhol falante" é verdade: chego a sevilha no mês de setembro!
Enviar um comentário