sábado, dezembro 22, 2007

Mercados de Natal na Suiça


Penso no quão engraçado e contrastante o título deste post pode ser. Analisando o significado das palavras:

Natal – Natalidade, nascimento, época que celebra o nascimento, o amor com o próximo.

Mercado – Local para realizar trocas comerciais, comprar, vender, a essência na qual se movimenta o nosso mundo.

Mercado de Natal seria portanto um local para compra e venda de amor, de paz e amizade. Engraçado… mas não é.

Apesar deste ponto de vista tão racional, os mercados de Natal têm algo de especial, Uma aura mágica, uma felicidade parva que se vê na cara das crianças, dos adultos.

Nesta época natalícia e através de viagens de trabalho, visitei vários mercados de Natal na Suiça e na França para além das peregrinações típicas ao MEGA centros comerciais portugueses. Não têm a beleza espectacular e rica de luzes, cores e cheiros do mercado de Viena de Áustria, ou o sentimento de comunhão e amizade do mercado de Natal de Bratislava na Eslováquia, no entanto os mercados de Natal Suíços são dignos de registo.

Claro está e sendo português, é uma experiência agradável para quem consiga esquecer e abstrair-me do factor “preço”. Um bocado carote…

Andava eu às compras com uma amiga pelas ruas do centro de Zurich quando um cartaz anuncia:

“The singing christmas tree”

Como adoro música, e como o cartaz em inglês pareceu-me um oásis no meio de todos os anúncios em alemão e francês, decidimos entrar nessa rua. E o que ao longe me parecia uma árvore de Natal com bonecos a moverem-se era afinal uma árvore cheia de crianças a cantar canções da época natalícia. Com os -5 graus que estavam o melhor era mesmo saltar. O filme vale por mil palavras:

Muitas barraquinhas a vender crepes, castanhas assadas, e “raclete”. Adorei raclete, uma espécie de tosta de queijo, com uma elaboração especial e com um queijo fantástico! Recomendado a todos os amantes de queijo.

As decorações de Natal para a casa são levadas muito a sério e existem inúmeras barracas a vender todo o tipo de luzes, centros de mesa de azevinho e velas.

Uma tradição alemã e Suiça é a de ter um centro de mesa de azevinho com 4 velas aromáticas. Em cada domingo do mês de Dezembro acende-se uma vela, ficando no fim da época uma vela de cada tamanho.

O que vou lembrar da Suiça… um país peculiar que fala várias línguas, arrumado, organizado, tudo impecável, pontual e simpático. Onde em cada loja o atendimento ao cliente envergonharia qualquer loja em Portugal, mas no final de tudo um país aborrecido, demasiado calmo, demasiado silencioso. E sim,,, muito, mas muito caro.

Um país que se manteve sempre neutro dos problemas europeus e das guerras. Um país onde a perfeição é o objectivo de cada individuo, onde a intolerância com os emigrantes é um assunto polémico nos dias que correm. Um país com uma localização geográfica privilegiada no centro da Europa, entre as mais fortes economias.

Onde a preocupação em ajudar países de terceiro mundo é exaltada, mas no entanto onde os bancos recebem e escondem o dinheiro dos barões de droga e traficantes de armas deste mundo. Basta olhar um exemplo da história recente: O ouro nazi roubado no holocausto.

É o país das montanhas e dos lagos, dos desportos de Inverno, dos relógios e da ourivesaria de luxo. Do queijo, do chocolate e do fondue; e do campeonato europeu de futebol do próximo ano.

Um clube à parte.

Feliz Natal!

3 comentários:

Graz disse...

Gosto mutio de ler sobre as tuas viagens! Já não visitei por aqui algum tempo - uma pena mas assim tenho ainda mais "posts" para ler =D

Graz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Roque disse...

Graz!! Que bom ler os teus comentários! Um beijo enorme!