domingo, janeiro 13, 2008

O mundo é uma ervilha

Esta Europa é demasiado pequena.

Apesar das diferenças entre países, agora estamos todos mais próximos, com os voos de baixo custo e a facilidade com que se pode passar um fim de semana noutro país. Algo impensável na geração dos meus pais.

Com frequência acontecem coincidências de encontrar algum vizinho numa visita a um museu espanhol, ou cruzar com amigos numas ruínas na Tunísia. Outros tempos…

Coincidências e acasos do destino à parte, ocorreu-me um recentemente bem engraçado e que me fez pensar:

“Este mundo é uma ervilha!”

Estou eu na Suiça a jantar com colegas de trabalho de outros países europeus e o nome de família de uma colega Suiça pareceu-me demasiado eslavo. Pergunto-lhe se tem família dos Balcãs. Do que me lembro do diálogo foi algo assim:

Eu – Tens raízes eslavas? O teu nome não me parece nada suíço…

Ela – O meu pai é eslovaco e a minha mãe é Suiça.

Eu – Ah! Ok, está explicado.

Ela – Conheces a Eslováquia?

Eu – Sim. Bratislava maioritariamente, mas também já estive nas montanhas tatras uns dias. Tenho lá alguns amigos.

Ela – Vou passar lá o Natal com a família.

Eu – Já alguma vez visitaste Portugal?

Ela – Sim. Tenho primos afastados na Moita.

Eu – Ena! Moita! E o que visitaste?

Ela – Só estive lá na altura das festas da Moita. Touradas e largadas. Estranho aquilo. Ah, e também conheci um centro comercial gigante a caminho do aeroporto (referia-se ao Fórum Montijo).

Ilariante...

Aí está! Eu na Suiça, a falar com suíça/eslovaca que pelo que conhece do meu país tem uma ideia bastante redutora do que realmente é. Um pais com festas populares estranhas em que se bebe e come muito e se brinca com animais bovinos. E centros comerciais gigantes.

Realmente este mundo é pequeno!

Consegui passar-lhe a mensagem que há bem mais para ver.

E aqui ficam umas fotos que mostram como este mundo está mais pequeno e em que cada vez mais os povos são parecidos, no entanto, sem perderem a sua entidade nacional.

Quantos países no mundo têm bares que vendem cerveja a metro? Que país inventou o conceito primeiro? Não me apetece procurar. Se alguém souber que deixe comentário.


2 momentos: a preparação e o consumo

Sem comentários: