sexta-feira, fevereiro 22, 2008

"A velhice é um posto"

Nos últimos dias tenho ouvido muito a expressão:

“A velhice é um posto”

Há quem lhe chame experiência, maturidade. Sem dúvida que os mais velhos são para serem respeitados.

No entanto as diferenças entre novos e velhos são tão grandes, que a luta e o desacordo existirá sempre.

Os meus avós não tinham televisão, os meus pais não tinham computadores, eu não tinha perfil no hi5 aos 5 anos de idade; e o ciclo continuará…

Se me perguntarem qual foi a grande revolução do meu tempo, a maior factor para a modificação chocante de valores da sociedade, não foi a Internet, não foi termos computadores mais pequenos e não foi o 11 de Setembro.

O que realmente mudou o último século foi o estonteante aumento da esperança de vida.

Cada vez se vive mais tempo.

Vive-se mais tempo = estuda-se até mais tarde e trabalha-se mais anos.

Tem-se filhos mais tarde ou compra-se um cãozinho para substituir os filhos.

As famílias são cada vez mais pequenas.

Os que trabalham são cada vez menos versus os que estão reformados.

O colapso da segurança social será quando? Tenho esperanças de receber reforma? Poucas…

Cada vez se tem menos filhos, população da Europa envelhecida, previsões alarmantes para o próximo século.

Depois desta visão apocalíptica do futuro da população europeia, deixo aqui algumas soluções:

  1. Guerra mundial para reduzir população. Após 1945 o sistema de reformas funcionava, porque os velhos tinham morrido.

  1. Agarrem a primeira pessoa do sexo oposto que encontrarem e pratiquem o amor! Só lá vamos com um baby boom!

Uma espécie de lado bom e mau da Força como no filme Guerra das Estrelas. Prefiro a 2ªopção...

Let’s boost birth rate honey!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Filipe
Eu acho que a seguir a 1945 quem tinha morrido tinham sido os novos, não os velhos. Sabes que existe uma teoria sociológica que diz que os homens velhos inventaram a guerra para os homens novos morrerem e eles ficarem com as mulheres novas!?
Por isso, meu caro, "make love not war" e terás a reforma assegurada.
Quanto a famílias grandes porque não apareces mais vezes?
Beijinhos da tia

Filipe Roque disse...

Verdade, exagerei! Mas o balanço população activa/passiva, face a esperança de vida nos 50 anos, o saldo era positivo. Muita paz, ou pás pás, neste mundo. Estou em mudanças, para mais perto do trabalho. Com o novo ninho organizado faço-vos uma visita. Uma beijoca

Graz disse...

Cada vez vive-se mais tempo... e o Filipe vive bem ;-)