sexta-feira, abril 18, 2008

Suiça Francesa ou Suiça Alemã ?

Suiça…

Novamente na Suiça.

Poderia ser Nova York ou Varsóvia, mas ter a oportunidade de viajar pelo trabalho é já por si só fantástico, por isso nada de lamentações.

Suiça não deixa de ser um país aborrecido. Clice AQUI para ler o post da última visita em Dezembro passado.

A reunião dos planeadores e logísticos foi na sede da empresa em Vevey. Mais uma cidade limpa, organizada, pontual e sem crime da Suiça. Aborrecida portanto, mas com uma vista também fácil de encontrar por aqui. Simplesmente espectacular! Lago e as montanhas no horizonte com os cumes nevados como se imaginado num sonho.

Escala em Lausagne e parto novamente para Zurich.

Chove a potes e está frio. Já é Abril??

No comboio de Geneva a Zurich é curioso que o mesmo funcionário que verifica os bilhetes, fala comigo em Francês durante uma parte da viagem e no momento em que entramos na parte Alemã muda para alemão. Aposto que no sul do país já me diziam: “Su billeto por favori”!

Ao menos um Suíço que sai do liceu já fala 3 ou 4 línguas.

A estadia em Zurich não podia ter sido melhor. Fiquei em casa de amigos de amigo nos arredores calmos e bonitos e o sol brilhou todo o fim de semana.

Em relação às visitas anteriores o facto de haver sol e ter um bom livro guia, fez toda a diferença.

Visitando a cidade seguindo o roteiro sugerido por um livro popular descobri locais que antes me tinham passado despercebidos. Algumas fotos:

Gostei especialmente do contraste de ter uma noite fria e chuvosa na rua e estar a assistir ao torneio mundial de Volleyball de praia feminino dentro da estação central de Zurich:

Sábado depois do pequeno almoço tardio e curadas as ressacas uma visita a Luzern. Longe dos meus planos acabei por adorar a cidade e a viagem em companhia tão divertida.

Uma primeira surpresa foi logo ao apanhar o comboio perto de casa. Festa local para comemorar, o que parecia ser, a conclusão de um projecto de construção recente. Banda filarmónica local, pipocas e algodão doce, tudo muito familiar com as festas portuguesas, à excepção de que em vez das farturas e churros, havia salsichas com pão e mostarda. GRÁTIS!! A palavra mágica! Sucesso garantido, mas claro que tudo muito civilizado, sem muito barulho, fila organizada, perfeito. “Posso comer duas?”

Gargalhadas! Chegada a Luzern! Uma chuvada capaz de desmoralizar o turista mais experiente. Óptimo! Foi apenas passageiro… aí vem o sol novamente.

Alguém pergunta: “Paramos para comer alguma coisa?”

Alguém responde: “Não! Melhor visitarmos a cidade já e aproveitar enquanto o sol não foge.”

Luzern é uma cidade no este da Suiça rodeada por montanhas nevadas. Com 27.000 habitantes é uma cidade encantadora. Cidade com uma herança arquitectónica especial. A ponte do século XIII coberta, as casas com os portados das janelas coloridos, as pinturas com motivos medievais nas paredes. Linda a forma como o rio serpenteia pela cidade e inteligente a forma como aproveitam a força da água para produzir energia para a cidade. E a água limpa, fria e duma clareza impressionante para a dimensão da cidade que atravessa.

Trepamos os degraus para chegar às torres das antigas muralhas da cidade e tiramos as fotografias da praxe com uma vista de tirar o fôlego:

Para coroar a visita uma passagem a um monumento único de uma simplicidade e beleza incrível.

Um leão foi esculpido numa parede lisa de rocha para simbolizar o sacrifício de milhares de soldados suíços que morreram a defender o rei Luís XXXX verificar história.

O leão é impressionante e o artista conseguiu colocar uma enorme expressão de dor e agonia na escultura do leão trespassado e ferido no dorso por uma lança.

Descobri que apesar da história recente colocar a Suiça como um país neutro e pacifico, a sua aparição no mapa Europa e respectivo fortalecimento dessa posição, foi tudo menos fácil e sem derramamento de sangue.

A Confederação Helvética (CH das matriculas dos carros suíços) foi atacando e conquistando territórios a tribos vizinhas durante os séculos XII e XIII para se expandir até ao tamanho que tem hoje.

Alguém pergunta: “Jantamos aqui? Quanto é a pizza? 22 francos suíços a pizza??”

Alguém contesta: “Vamos comer antes a casa”

E adeus Luzern.

5 comentários:

Anónimo disse...

He disfrutado mucho leyéndote. Recordando. Envidiándote.

En el 95 inicié mi gran aventura europea y lo hice en un avión (el primero que cogí en mi vida), que me llevó de Sevilla a Barcelona y de ahí, directa a Zürich. Al día siguiente partí hacia Alemania, pero volví en varias ocasiones al país.

Tengo exactamente la misma opinión que tú. En Suiza, todo es precioso, pero como falto de vida, demasiado tranquilo, demasiada obsesión por el trabajo, todo muy reglamentado... Me pareció un poco asfixiante.

Lo que no quita que, al ver tus fotos, me hayan entrado unas ganas locas de salir corriendo para allá.

Me sigue haciendo gracia el desfase de 10 años que tenemos. Hubieras sido un estupendo compañero de viaje... pero, claro, cuando yo era una Erasmus, tú eras un crío, jajajaja.. (ahora te veo muy bien!! has salido muy guapo en las fotos.. jajajaja... )

Me alegro de que te vaya bien en el trabajo.

Un besazo

Filipe Roque disse...

Hei! Gracias por tus palabras! Hoy deambulaba por el bairro alto y pensaba: "cada vez son mais jovenes aqui de copas"! Pero ao leir tu comentario volvi a ser un crío granuja! Jejejeje!

Si mãezinha! Las fotos pasan un duro teste de seleccion hasta que sean colgadas en este sitio. Guapisimo!

Grande beijo,

Anónimo disse...

Vaya, sigues en Suiza por lo que veo. ¡Y yo que creía que peregrino venía de peregrinación, de ir de un lado para otro, de no parar...! ;P

Lo más probable es que sea eso lo que estés haciendo y por eso tu blog esté así de paradito.

Pues que sepas que me paso por aquí con frecuencia (seguro que no soy la única) para leer tus nuevas aventuras. Y para ver tus fotos, claro... jajaja...

Un beso

Filipe Roque disse...

Uff! Mis lectores cada vez más exigentes! Acabo de volver de una semana de vacaciones y pronto pronto colgaré nuevos posts. Muchos!

Anónimo disse...

BIEEEEENNNNNNNNNNNNNNNNNN JAJAJAJA...