Castelo Devin
Para os grandes fãs de castelos, o Devin na Eslováquia é um exemplar a não perder!
Já que o castelo de Bratislava não prima pela beleza, esta impressionante fortificação a cerca de 20 minutos da cidade surpreende e compensa.
Castelo Devin (Eslovaco: Hrad Devin; Húngaro: Dévény; Alemão “austríaco”: Burg Theben);
Porquê tanta tradução do nome do castelo?
Porque o castelo já pertenceu a todas essas nações, impérios de outros tempos…
Devido à sua localização estratégica numa falésia de 212 metros, precisamente na confluência entre o rio Danúbio e o rio Morava, tornou o local ideal para uma fortificação. O seu dono seria capaz de controlar as rotas comerciais ao longo do Danúbio assim como parte da rota de Âmbar. Daí os vestígios encontrados desde o Neolítico, ruínas romanas e vestígios das últimas batalhas para expulsar os otomanos (actual Turquia).
Mais tarde na retirada das tropas de Napoleão foi explodido por ser considerado uma ameaça.
É actualmente um dos pontos mais ocidentais da Eslováquia, para além de símbolo de orgulho nacional é também um marco na fronteira com a Áustria, mesmo ali do outro lado do rio.
Imagino o que seria nos anos da cortina de ferro a vontade de atravessar o rio a nado para escapar da vida dura da CCCP e viver o sonho “ocidental” na Áustria… Claro que já existiram cercas e arame farpado do outro lado para desencorajar.
Nas fotos seguintes é visível a água turva e poluída do rio Morava proveniente da Republica checa a juntar-se às águas não menos sujas do rio Danúbio.
Para mais informação recomendo o site:
http://www.castles.sk/devin.php
Obrigado Jana e Kamila pela daily trip naquele Domingo quente e solarengo.
Sem comentários:
Enviar um comentário