quarta-feira, junho 11, 2008

Notas finais - República Checa


Num último post sobre a última viagem à república checa passo a descrever detalhes, pormenores da vida neste país e das pessoas que lá vivem.

Quanto mais conheço os checos, mais gostos dos eslovacos. Estereótipos à parte, os checos assemelham-se mais aos alemães na forma de estar, ver a vida e a família, enquanto que os eslovacos se assemelham mais com os portugueses pelos laços familiares fortes, pela postura mais pessimista face à vida e face ao seu país.

De observar o que me rodeia, sublinho como complemento ao descrito nos últimos posts:

Preços

Rápido crescimento da economia checa, os preços em Praga aumentam de ano para ano de forma bastante visível ao turista. Como todos os países os preços na capital são ligeiramente superiores a outras cidades. Talvez devido ao turismo em massa, mas seguramente que não apenas, os preços em Praga são abusivamente superiores ao de outras cidades.

Exemplo – Café + Bolo

Praga 3,00€

Brno 1,60€

Na mesma cadeia de cafetarias.


Transportes e serviços é onde senti as maiores diferenças comparativamente a outras visitas.

Dialectos

Checo é uma língua lindíssima, divertida, a melodiosa do grupo eslavo. Surpreso fiquei ao saber que na Morávia, leste do país, existe um dialecto não oficial que se chama Hanna e que é visível nos menus dos restaurantes.

Moda feminina

A fama da beleza das mulheres checas não é em vão e nem vou abordar este tema, reparei sim numa tendência no corte de cabelo feminino. Muitas mulheres optam pelo cabelo bastante curto. Tipo corte à rapaz, desde jovens a idosas. Algumas adicionam uma madeixa de cor berrante (rosa ou verde choc).

Moda masculina

Os checos de fato e gravata optam pelo casaco com 3 botões clássico. Calças da mesma cor. Reparei no padrão de que se escolhem a cor da gravata a condizer com a da camisa. Camisa verde claro, gravata verde escuro. Camisa vermelha, gravata laranja. Vi muito poucas camisas brancas.

Casas de jogo

Não vi casinos do conceito existente em Portugal: grandes espaços para jogar, mas também onde se pode dançar, jantar, assistir a um espectáculo, etc.

Vi sim, centenas de pequenas casas de jogo, escuras, manhosas, por toda a parte, com a particularidade de, por cima da porta, terem um placard digital com o montante possível de ganhar no momento.


2 comentários:

Anónimo disse...

Thanks to the owner of this blog. Ive enjoyed reading this topic.

Anónimo disse...

Mi hermano Santiago está en este momento en Praga. Escapada de dos semanas. Va a ser muy interesante comparar su visión y la tuya. Ya te contaré.

Besote.