quinta-feira, abril 22, 2010

Na estação de comboios de Rumilly

Apos 3 semanas consecutivas de greve nacional da empresa de comboios francesa, dirijo-me à estação depois do trabalho e um simpàtico senhor pede-me para passar à frente na fila para fazer uma questão ràpida. Deu-se o seguinte diàlogo:

"Importa-se que passe à frente? Quero apenas fazer uma pergunta ràpida..."

(EU) Sim pode. Não tenho pressa, força.

"O senhor não é francês, pois não?"

(EU) Não.

"Vi pelo sotaque. é de onde?"

(EU) Consegue adivinhar?

"Português?!"

(EU) Sim... acertou à primeira! E você?

"Marrocos... esta greve que nunca mais acaba... dizem ser o ultimo dia hoje..."

(EU) Sim, ouvi ontem nas noticias....

Longos segundos de silêncio, a fila nao mexe. Faz calor na estação, està sol là fora. Estou atrasado para a aula de francês...

"Em Portugal é que se està bem!! A vida é melhor là! Temos de procurar a felicidade onde as pessoas são mais simpaticas, onde faz melhor tempo... sol e calor o ano todo..."

(EU) Mas o salario minimo é 3 vezes menor e o custo de vida é pouco inferior ao de França...

"O dinheiro não é tudo... Ganha-se mais mas està frio. Hoje pode estar bom, mas amanhã volta a chover"

(EU) Jà foi a Portugal? Conhece?

"Conheço Lisbonne e Santa Maria de Fatima. Todos os meus amigos da associação de emigrantes portugueses me fala muito bem de Portugal"

Entretanto chega a sua vez de ser atendido na estação, agradece e despede-se com:

" Um resto de bom dia, Portugal é muito bom. Cristiano Ronaldo."

2 comentários:

Rita Matias disse...

Estava eu muito bem a passear pela net, visto que aqui em casa está tudo de castigo a ver futebol, qunado passei os olhos no MSN e vi o teu blog ainda associado ao nick. e PUMBA, decidi espreitar!!
E bem...ainda não parei de me rir, cada historia que leio mais me prendo e me apetece ler mais. A bela da caricatura(s) que apresentas, as varias descrições que escreves fazem-me, por vezes, imaginar que as estou a vivê-las e pior ainda já passei por elas inumeras vezes! O mais giro de tudo é que à medida que vou lendo consigo imaginar-te a ti a conta-las numa mesa de café ou jantar. Sem duvida que este blog e aquilo que (d)escreves é facilmente identificado com Filipe que conheci, sem duvida que és facilmente identificado nestes textos. Bem já me estou a esticar no Comment mas não quero deixar de te dar os Parabéns, ADOREI, simplesmente genial. Que tudo te corra pelo melhor. Me despeço com a celebre frase de Solnado: "faz o favor de ser FELIZ!". Beijos. Rita Matias

Anónimo disse...

lolol já tinha saudades destes pequenos excertos do dia a dia... não conheço França mas está nos meus planos passar por lá. Continuação de uma boa estadia em França.