terça-feira, junho 20, 2006

Das montanhas Tatra para a cidade de Madrid

Durante o meu erasmus em Kraków tive de fazer uma apresentação sobre Portugal com um público de cerca de 100 erasmus bêbados num acampamento nas montanhas Tatra. Antes de mim, a apresentação de Espanha incluiu uma tourada com um touro polaco e a apresentação francesa incluiu muita música, dança e 2 homens a beijarem-se. Sendo o único português era complicado elaborar uma apresentação complicada como os meus colegas com grupos de 20 e mais pessoas. A responsabilidade era enorme, mas correu bastante bem! Umas piadas iniciais, seguidas de um marketing agressivo sobre as razões de visitar Portugal e como me pediram para falar a minha língua nativa que muitos desconheciam, recitei toda a letra do nosso hino, não cantado, mas como lendo um excerto dos Lusíadas.

No início dessa noite assisti a uma discussão entre um polaco, alemão e francês sobre quem é o centro da Europa. Todos se consideram o centro da Europa. Os meus estudos em Kraków chamavam-se European studies in Central Europe. Tudo muito subjectivo…

Uma das minhas piadas iniciais na exposição sobre Portugal foi mais ou menos assim:

“Everybody wants to be in the centre! France, Poland, Germany, discuss about it. At least we Portuguese are sure about one thing! We are in the West! No doubt about it! So tonight I advice you: GO WEST! Why?!? Because we have 300 days of sun in a year…”

E continuou o discurso de agente turístico que frequentemente uso. Fiquei em segundo lugar e ganhei uma garrafa de wótka! Portugal soma e segue!

Isto para concluir que a alcunha que o meu pai me deu, Peregrino do Leste, não podia ser mais apropriada! A não ser que me desloque até ao cabo da Roca, para onde quer que viaje na Europa estou a ir para Este.

E foi assim que recentemente me apresentaram uma oferta para trabalhar fora do nosso país. O apelo lá de fora desde o final do curso que o sentia, logo disse sim sem hesitar. A partir de Julho vou trabalhar para “leste”, para Madrid. No entanto vou continuar a trabalhar para uma empresa portuguesa e a dar a minha contribuição a esta terra de Sol no cantinho da Europa.

6 comentários:

Náná disse...

Oh Filipe! Vais abandonar-nos outra vez!!

Tu não páras!! Mas pelo menos levas o nome de Portugal mais longe. Continua.

Filipe Roque disse...

Não tá facil para a Compal vencer aqui em España, mas venho dar o contributo. Estou a adorar tudo! Beijinhos.

Anónimo disse...

Qd dia vou visitar-te!
Tens um horário propício para fazeres de guia turístico! Beijinhos e boa sorte. Rita

Filipe Roque disse...

Para a Rita Maravilhosa! Vou de férias em Julho. Em Agosto só lá para finais é que já tenho a vida organizada. A partir de Setembro aguardo a tua visita. Besos.

Anónimo disse...

Dear Filipku!
Please try to publish more in English. I am specially interested in the content of "Emigrantes Polacos". Unfortunately don't speak Portuguese :(
Bartek

Filipe Roque disse...

Too lazy to write 2 texts... Once i tried to translate automaticaly in a webpage but, cause i'm using alot of "slang", is not doing it well. Dobrze, if the requests to translate to english raise up, i will have to think seriously to write in english in future... Do zobaczenia... mi ciebie brak mój amigo! Buzi dla Sonia.