sexta-feira, outubro 05, 2007

Dubrovnik - Uma cidade única

Muito tempo tenho consumido com o meu novo mundo de cereais de pequeno almoço e barras. O peregrino do leste tem escrito menos... mas continua no activo!

Como último post sobre o verão passado aqui vai uma referência curta e insuficiente sobre a fantástica cidade de Dubrovnik na pontinha sul da Croácia.



Assim como Gdansk na Polónia ou Veneza em Itália, Dubrovnik também foi durante séculos um centro logistico de mercadorias, uma cidade livre! Ou seja, pertencente a um país, mas devido à sua enorme riqueza, tinha as suas próprias leis e impostos e era independente economicamente e socialmente da Croácia.

É ainda visível na forma de estar dos locais que a cidade goza dum estatuto especial, duma aura própria do resto da Croácia!

A localização incrível do centro histórico dá-lhe um ar robusto! Impenetrável! Construída sobre rochas junto ao mar, com as montanhas a servir de escudo geológico natural atrás, devia ser difícil conquistar a cidade.

Foram dias muito quentes de praia, gelados e noitadas! Infelizmente, em finais de agosto, um mês depois de lá ter estado, houve um grande incêndio que queimou toda a vegetação dos arredores da cidade. Pena! Para uma cidade que à uma dezena de anos estava a ser bombardeada e cercada pelo exercito Sérvio, um incêndio não há-de abalar muito!

Deixo aqui um link para um album com mais fotos da cidade:

CLIQUE AQUI


Sem comentários: