segunda-feira, outubro 08, 2007

Lusko Fusko em Madrid

Um bilhete de avião oferecido por um amigo

+

40h em Madrid

+

Intoxicação alimentar

=

Fim de semana lusko fusko, intenso

Mais um sábado. Sem planos. Todos os amigos e família fora de Lisboa para a ponte do 5 de Outubro.

Um telefonema de um amigo:

“Queres ir a Madrid? Ganhei um bilhete e não posso ir. Queres o bilhete?”

Como gosto destas surpresas da vida!

Preparo 1 pequena mochila, almoço. A massa com ovo e amendoins que faço enquanto falo no Messenger não me cai bem.

Registo o bilhete! Faço telefonemas para amigos em Madrid. Procuro casa para a 1ª noite. Já está! Pronto!

Dói-me o estômago! Que raio da massa do almoço!

A caminho do aeroporto as dores aumentam e ao fazer check in e passo pela cerimónia que é o entrar num avião, começam os vómitos e a diarreia duma vez.

Hesito em partir… consciência luta por uma decisão.

Parto!

Em pleno voo:

Eu – “Perdoname! Tienes una bolsa para el mareo?

Hospedeira – “Usted está mareado?”

Eu – “Fue algo que he comido...”

Hospedeira – “Vale! Un momento...”

Não cheguei a receber o saco! Corrida para a casa de banho e já está! Almoço fora! WC do avião inutilizável!

Incrível o poder da mente! Se estivesse em casa, depois desta ficava deitado sem me mexer. No entanto, estar a viajar dá-nos uma energia enorme e ao pôr o pé no terminal T4 já estava pronto e a comer uma banana. Já passou!

É um facto conhecido que o poder da mente faz com que mesmo que alguém adoeça durante uma viagem, só quando regressa é que os sintomas se manifestam.

Voltando ao slogan de turismo espanhol:

“Sorri! Estás en España!”

E assim foi!

Venga! Vamos que nos vamos! Ala, de juerga!

Álvaro, Alberto e Sílvia esperavam por mim já de cañas na mão em pleno bairro La latina. As últimas novidades! Recordações antigas! Risos e piadas, termina-se de madrugada num banco de jardim algures em chueca.

Opera, Gran Via, Sol, esta energia Madrileña que tanto me continua a surpreender!

Regresso ao hostel. Zás! Lá se vai a banana e os copos que bebi! Isto está mal…

Levanto-me de manhã com dores e uma fome enorme!

Bebo muita água, como pão simples e espero que algo se mantenha no estômago.

AZAR!

Cheio de vontade de recordar a saborosa e pouco saudável comida espanhola, visitar restaurantes conhecidos, as tapas, os montaditos, o museu do jamon e tenho o estômago em greve!

O sol está forte às 11 da manhã e os 24 graus enchem as ruas de turistas!

Escapo das multidões do palácio real e da praça de Espanha e visito ruelas, becos e descubro um mercado dominado por emigrantes sul americanos. Um verdadeiro caos de sons, cheiros e cores, um assalto aos sentidos! Já não estou em Espanha. Estou antes em Lima ou mesmo na cidade do México.

Uma visita à farmácia e a coisa parece endireitar-se… quero escapar do barulho e descansar.

Escolha óbvia! O parque del buen retiro é o sítio perfeito para descansar e dormir uma sesta. Sol gostoso, toalha estendida e durmo quanto tempo não sei.

É óptimo ver quem passa. Casais de namorados em passeios de barco romântico.


Amigos juntam-se e bebem e fumam sentados na relva, passeios de família, balões, teatros de marionetas, artistas de rua, senhoras a lerem a sina com cartas de Tarot.

Encontro mais amigos! Conversa-se! Bebe-se, desta vez água, numa esplanada na praça da independência. Ficam promessas de visitar Portugal! E as 40h estão no fim…

Enquanto aguardo o avião atrasado 1 hora, penso que foi positivo, que valeu a pena a curta visita a Madrid e já comi um pequeno almoço do Mcdonalds e a máquina digestiva parece ter regressado ao serviço.

5 comentários:

Manana disse...

Massa com ovos e amendoins?! Isso não foi intoxicação alimentar, o teu estômago é que tem algum bom senso!

Anónimo disse...

Adorei. Fizeste-me lembrar os tempos em que eu também podia improvisar uma escapadela acima da hora. Neste momento levo bagagem a mais, mesmo quando não viajo...

Mas fica um conselho de "mãezinha": para a próxima, tenta evitar o McDonalds por uns tempos após uma cólica!!! (Como diríamos en España: a tí te va la marcha, no? jajaja)

Para equilibrar as relações Portugal-Espanha, este fim-de-semana recebo eu visitas de Madrid, ehehehe...

Bjs

Anónimo disse...

Estamos solidarias, olha que na India ate temos resistido bem a ver... E bom saber que nem tudo e tao diferente por terras Europeias!
Beijos
Laura e Cat

Anónimo disse...

Pipinho... Sinceramente... Massa com ovo e amendoins estavas à espera do quê? Looool... Só mesmo tu... Já te estou a imaginar a passar a mão pela testa, todo transpirado e pálido!!!! LOOOOL És o rir... Beijinhos e as melhoras ;)

Mafalda disse...

lol... Filipe tu não existes...as tuas misturas gastronómicas são no minimo bizarras!!! na mochila traz sempre uns Alkacelser just in case ;) estava a ler-te e achei curioso! Estive em Madrid... again :), no feriado de 5 de outubro, passado uma semana recebo um email: tienes una viaje de regalo :)))))...tal como tu, liguei para um amigo meu. alojamento ok! mochila ás costas e lá vou eu mas una vez visitar nuestros hermanos! da próxima vez vai á chueca e janta no kabab, ou na musa na latina, acredita que no te va a pasar el mismo :)...