sexta-feira, outubro 12, 2007

Estereótipos I - Fatos e gravatas

Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação.

Estereótipos são fonte de inspiração de muitas piadas, algumas de conteúdo racista, como as piadas de judeu, que é retratado como forreta, português (no Brasil), como pouco inteligente, etc.

Estereótipo étnico é uma forma de representar um grupo étnico ou povo de forma generalizada (como se todos fossem iguais).


Fonte: Wikipedia


O mundo é demasiado complexo para que consigamos conhecer tudo sobre cada cultura, cada língua, raça, etc. Todos fazemos estereótipos baseados na nossa experiência e no nosso conhecimento residual do mundo que nos rodeia.

Agrupamos, associamos, concluímos para simplificar a realidade à nossa volta:

“Os espanhóis” são sempre “assim”

“Os alemães” são sempre “assado”

Mas sem dúvidas que algumas características são típicas e acontecem na generalidade do grupo em questão.

Nesta nova rubrica do blog sem querem ofender ninguém e sempre tendo em conta que os “bitaites” dados aqui são sempre baseados na minha experiência, enveredo com receio pelo mundo dos estereótipos.


Fatos e Gravatas:

Algo mais variável e subjectivo do que moda masculina?

Quando comecei a trabalhar em Espanha recebi algumas críticas dos locais acerca das minhas camisas escuras e gravatas de riscas.

Em Espanha usa-se muito camisas de cores claras, lisas, simples e sem riscas ou quadrados. No entanto é na gravata que está a criatividade, é onde cada um afirma a sua individualidade.

Cores berrantes, rosa com verde, florescentes, com bonecos, vale tudo, mas camisas claras. Ah! E nada de fato com riscas (rayas diplomáticas como lhe chamam), estão fora de moda.

Na Holanda por exemplo, as riscas nos fatos já são um “must”! Mas falo de riscas enormes e com cores menos previsíveis, rosas, laranjas, verdes e claro com a gravata a condizer com a cor das riscas. Termina com sapatos em bico que em homens de 2,0 metros de altura dá aquele respeito.

Recordo um pólo cor de salmão que tinha no liceu e como gozaram comigo durante essa altura, por ser uma cor feminina, coisa de meninas e tal.

Actualmente em Portugal, houve um movimento “ROSA” no que toca a cores de camisas e gravatas. Porque será?

Serão compradas pelas mulheres e namoradas? Somos menos machistas agora do que durante a minha infância?

2 comentários:

pipa disse...

Mostra ao mundo a tua camisola rosa :D

Anónimo disse...

Algo mais variável e subjectivo do que moda masculina? Sim: a moda feminina ;)

Un hetero que sabe usar el color rosa, sin complejos y sin perder masculinidad, demuestra ser un hombre bastante interesante.

Conoces alguno?? jejeje...

A mí me gusta el look ganster. soy fan del color negro.