terça-feira, dezembro 26, 2006

Viajar Solo - Córdoba e Sevilha

Permitam-me, caros leitores, uma comparação arrojada:

Viajar é como o sexo!

Podemos fazer sexo sozinhos, é uma necessidade, dá prazer, liberta a tensão e podemos focarmos no nosso exclusivo prazer. No entanto é mais do que certo que partilhá-lo com alguém é muito melhor, mais intenso e interessante. Viajar é igual! Viajar sozinho vai-se ao ritmo que se quer para onde se quer, mas é triste não se poder partilhar o que se vê o que se sente.

E foi com isso em mente com que parti para mais uma aventura em Espanha, qual coiote solitário, qual cowboy do século XXI.

Os últimos Cds de música, carro directo à auto-estrada e aí vai ele rumo ao horizonte desconhecido, que neste caso era Córdoba. O que os Cowboys do oeste americano não tinham ao atravessar as pradarias era filas de trânsito e engarrafamentos. Aí está… 2 horas de fila só para sair de Madrid e fazer os primeiros 70 Kms!

Com a Mega ponte de 2 feriados todos os madrilenos decidiram sair da cidade… lá se foi o romantismo do viajante solitário. Passa-se o tempo a cantar e a estudar o mapa de estradas e decidir caminhos alternativos. Ou a fazer caretas às crianças dos outros.

Cheguei a Córdoba e custou até conseguir arranjar alojamento, devido à quantidade de turistas na cidade. Tinha as expectativas elevadas em relação a Córdoba e foram superadas. Tudo o que me tinham falado não era exagerado. É a cidade com maior influência árabe da Europa e é fácil sentir que se está numa cidade árabe com um cheirinho espanhol.

Já devo ter visto alguns milhares de igrejas na minha vida, mas a Catedral de Córdoba conseguiu-me impressionar! E também impressionou o rei espanhol que ao conquistar a cidade aos mouros ficou encantado com o esplendor da obra e decidiu na destruí-la. Em vez disso mandou construir uma catedral católica, dentro da catedral muçulmana existente… Entra-se na catedral e a dimensão e a mistura de estilos impressiona. Um portal gótico, seguido por um portal estilo árabe, com um crucifixo seguido de uma lua. Espectacular!

Os jardins da catedral com a luz matinal a tocar as laranjeiras e as palmeiras, as sombras nos portais e o brilho nos dourados das inscrições árabes torna o lugar mágico e já não estamos em Espanha. Por falar em laranjeiras é difícil tirar uma foto nas cidades de Andaluzia sem apanhar uma árvore de cítricos. Gostei muito das decorações de natal, nas árvores de fruto fica ainda mais bonito do que em pinheiros.

Claro que a tudo isto junta-se o que de melhor há na Andaluzia, as tapas, os barzitos, o sotaque fantástico arrastado dos locais, a simpatia de todos, uma energia positiva que se transmite, ou serão os meus “olhos de férias” que vêem tudo “rosa”??

Viajando sozinho visita-se tudo mais rápido e ao fim de 24 horas já estava tudo visto. Referencia ainda à vista da cidade da outra margem do rio Guadalquivir (antigamente chama-se rio Betis, daí o nome do clube de futebol de Sevilla) com a famosa ponte romana. E ainda a fantástica comida boa e barata. Recomenda-se o Salmorejo (um género de gaspacho, mas mais consistente, para as noites frias de Inverno).

A decisão de ir a Sevilla foi tomada no momento e o facto de ter lá um contacto facilitou essa decisão. Em vez de continuar na aborrecida auto estrada e depois de vários conselhos de pessoas com quem fui falando em Córdoba, fui pela Carretera 431, que segue junto ao rio, até Sevilla, visitando assim as minas árabes de Medina Azahara e o castelo de Almodôvar del Rio.

As minas são como a versão árabe das ruínas romanas de Conimbriga e o castelo foi interessante apenas por a visita não estar planeada. De qualquer forma é bom mudar um pouco do turismo urbano para algo mais pitoresco fora das grandes cidades.

Depois de instalado em Sevilla, já tarde dei um passeio pelo centro e presenciei a serenata de uma tuna académica. Aquela malta tem uns trajes um bocado abichanados, mas até tocam e cantam bem.

Se há uma cidade que reúna mais dos ícones da cultura espanhola tem de ser Sevilha. As roupas sevilhanas, as touradas, o uso da palavra Olé, o começar a cantar uma boleria com um desconhecido, a energia e a disposição sempre de festa, as imagens de santos nas ruas, bares, tabernas, as cañas e tapas e a lista não termina. Sim Sevilha é Espanha!!

Depois de um pequeno almoço numa esplanada ao sol, a visita aos pontos de interesse, desta vez com companhia, e graças ao conhecimento local, conhecem-se detalhes e locais impossíveis de ver com o melhor livro guia. Gracias Rosana por me enseñares la “otra Sevilla”… Grandioso el “rally tapas” que hicimos! Te debo 12 pasteis de Belém!

Dia 8 de Dezembro, os típicos almoços familiares de feriado, a correria das compras de Natal, mas o que impressiona é o enorme convívio que existe em várias praças. Pessoas a beber cerveja na rua no largo duma igreja, bares e discotecas cheios de fumo e de gente bonita e com a sua melhor roupa. Mas tudo às 5 da tarde!!! Olé!

Como em todo o lugarejo português há um “café central”, também em cada cidade espanhola à uma “plaza de España” (até Lisboa tem uma). Mas a praça de Espanha de Sevilha faz jus ao nome, uma praça circular enorme, com painéis de decorativos de cada cidade espanhola. Querem ver e sentir as diferenças comportamentais, físicas e sotaques diferentes, de espanhóis de toda a parte de Espanha? Então vão à praça de Espanha em Sevilha.

Pequenos grupos de turistas, juntam-se ao painel da sua cidade para tirar a foto típica. A mostrar que somos todos iguais! Todos gostamos de encontrar um pouco da nossa casa, da nossa terra, quando estamos longe.

Sevilha ao longo dos séculos sempre lutando para ser uma das maiores cidades de Espanha, esta praça foi originalmente construída para fazer competições de remo, desporto com grande tradição nesta cidade.

Ficou muito para ver em Sevilla, mas a proximidade com o Algarve e com Portugal, origina a promessa de repetir a visita.

Termino com uma curiosidade. Sevilha em 1992 foi palco da exposição mundial da cultura. Ao contrário do que se passou com a área da antiga EXPO98, o local continua deserto depois da exposição. Não que não tenham havido projectos para urbanizações de luxo e centros comerciais gigantes, a prometer uma “nova Sevilha”. Existem tais projectos, mas os sevilhanos rejeitam que haja um bairro para “ricos” numa cidade em que existem poucas diferenças hierárquicas sociais entre bairros.



Nota adicional aos feriados espanhóis:

Não entendo porquê?, o 1º de Dezembro não foi feriado em Espanha e não se comemora a independência de Portugal. J

Dia 6 de Dezembro é o dia da restauração da monarquia em Espanha. Fim do regime franquista e regresso à monarquia.

Dia 8 de Dezembro, bem, uma das vantagens que vejo em viver numa sociedade católica.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muy informativo tu relato, me ha gustado mucho!
Muchas gracias por la referencia :-) Te cambio los 12 pasteis de Belém por un prato de bacalhau assado com batata a murro!!!
Ya sabes que no todo en Sevilla es tradición, a pesar de que es nuestro valor turístico y también en gran parte el gusto de nuestras gentes (para entenderlo hay que ver la Semana Santa...).
Sólo una nota: el 6 de diciembre se celebra la ratificación mediante referendum popular de la Constitución Española de 1978. La monarquía se restauró el 22 de noviembre de 1975 tras la muerte de Franco (el 20 de noviembre de 1975) quien antes de morir nombró su sucesor al Rey Juan Carlos.
Gracias por todo el entretenimiento!

Filipe Roque disse...

Combinado! Que seja o bacalhau com batatas a murro... Quando?

Obrigado mais uma vez pela visita guiada e pela ractificação ao significado dos feriados.

Náná disse...

Filipe! Cada vez que venho ao teu blog, tenho vontade de fazer as malas e partir.

Concordo contigo. Sevilha é lindíssima! Córdoba só conheço de passagem. Acho que vou ter que intensificar os roteiros para os lados de Espanha!

Beijos, bom ano, e muitas peregrinações!!!

Filipe Roque disse...

Nádia!! São comentários destes que me dão vontade de escrever mais! Que motivam o peregrino a partilhar as suas incursões! Vou começar o ano com uma semana de férias nas montanhas Tatra na Eslovaquia na companhia de amigos antigos! Esquiar sem neve! IUPI! Novas entradas no blog para breve...

Entra em 2007 com o pé direito e recebe um abraço saudoso. Que ganas tengo de escuchar tus piadas y bromas... Besitos