terça-feira, agosto 07, 2007

Explorando Corfu - Sul

Depois de mais uma noite louca em Corfu, onde os empregados do bar só servem meninas bonitas, deixando de fora os pobres dos turistas masculinos, ficamos acordados até ás 7 da matina para tomar o pequeno almoço do hotel, onde não fomos muito bem recebidos… sobretudo depois de um banho na piscina fora de horas.

Umas horas de sono e assim começou o nosso dia. Pegamos no grande Jimmy e seguimos em direcção a sul. Tínhamos ouvido uns rumores que era a cidade com a melhor noite da ilha de corfu e queríamos investigar.

Durante o caminho parámos em algumas praias, como Agios Gordios (São Jorge) onde nos encontrámos com um casal eslovaco amigo.

Assim que chegamos a Kavos a meio da tarde fomos surpreendidos com uma pequena vila com ruas compridas cheias de bares e discotecas completamente vazias e com muita pouca gente na rua, dando um ar de faroeste a este lugar pitoresco.

Conseguimos arranjar um quarto por 8€, comparado com os preços de 25€ na cidade de corfu, percebemos que o mercado nesta cidade era bastante competitivo.

Depois de vermos que as praias perto da vila estavam demasiado sujas das festas das noites anteriores, fomos para uma mais afastada com direito a rally por um caminho acidentado.
Durante e nossa curta estadia na praia, o André tentou fazer uma pequena sesta da qual foi interrompido por uma colónia de abelhas que vivia perto e de tempos em tempos vinha procurar comida perto dos visitantes. Comparando com outras ilhas da Grécia, devido à massificação e falta de planeamento do território, as praias são sujas e nada de especial, dai que o mito de corfu foi mais uma vez desmistificado pela equipa dos peregrinos de leste que trouxeram um pouco de luz aos viajantes menos atentos. Fica desde já a recomendação – Destino corfu – se for pelas belas praias – não aconselhamos.
Agora se falarmos das noites… e num tom sarcástico dizemos em coro: “A noite em Kavos é uma verdadeira relíquia!”. Se os gregos se divertem de forma semelhante aos portugueses, os ingleses é outra história.

98% De ingleses dos 12 aos 18 anos que tomam literalmente a cidade, gritam, saltam, partem, bebem, fornicam, vomitam, voltam a beber, até cair pelas ruas. O alfabeto grego desapareceu em Kavos, o Mcdonalds aparece em força, lojas para alugar tudo e mais alguma coisa, transmissão de jogos de futebol, enfim… vá para Grécia e tenha tudo o que tem na Inglaterra.

Os centros de saúde, esses, não têm mãos a medir: Lesões resultantes de acidentes de motos alugadas, ferimentos de lutas, comas alcoólicos, até casais com cara comprometida a pedir a pílula salvadora do dia seguinte!

Bem que tentámos fazer um aquecimento em casa antes de ir para a noite, mas é demais para nós! Aquele beber, beber até cair, aquela energia, não é para nós. E também vos digo, ingleses que vão para a Grécia para ver jogos de futebol, de certeza que só querem conhecer outros ingleses e tão pouco nos interessámos muito em conhecer.

Eu – “Where are you from?”
Inglesa – “Southampton. And you?”
Eu – “Lisboa.”
Inglesa – “I went to Algarve some years ago! Albufeira”
Eu – “Do you know something in Portuguese”
Inglesa – “Vamos bailar”

Uma noite bastou! E voltamos à capital Corfu no dia seguinte, desta vez para apanhar o barco para Itália. As fotos de Kavos foram-se… mas ficam aqui algumas tiradas no último dia na Grécia, numa praia desta vez cheia de búlgaros e ucranianos, Benitses.

PS: Este texto foi redigido com a participação do André.